Mais de 11 mil porções do prato típico foram servidas na 8ª Festa do Arroz Carreteiro  

  • Evento reuniu, aproximadamente, 15 mil pessoas em três dias, celebrando o aniversário de São Luiz Gonzaga

    Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 07/06/2023 às 14:22   |   Imprimir

A 8ª edição da Festa do Arroz Carreteiro foi um marco na trajetória do evento. Os números registrados superaram as expectativas da comissão organizadora, provando que a parceria entre o Poder Público e a comunidade resulta em melhorias para São Luiz Gonzaga, que detém o título de Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro. A festa celebrou o aniversário de 143 anos de emancipação e 336 anos de história de São Luiz Gonzaga.

Segundo a Brigada Militar, os três dias da Festa do Arroz Carreteiro – sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4) – reuniram em torno de 15 mil pessoas no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. A 8ª edição também registrou o maior número de entidades/empresas que prepararam o prato típico, totalizando 27 (na edição de 2022, foram 21 entidades/empresas). Durante o domingo, mais de 11 mil porções de arroz carreteiro foram servidas gratuitamente ao público que prestigiou o evento. O número leva em consideração os pratinhos disponibilizados pela organização do evento para a degustação do prato típico.

Os três dias de programação contaram com a promoção do 1º Seminário da Música Missioneira; a realização do Bolicho Missioneiro; mais de 30 participantes no Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun (antes, o maior número registrado foi de 24 participantes); 12 estruturas, disponibilizadas pelo 4º RCB, para os cozinheiros (as); quatro pontos para o comércio de bebidas (antes, havia um); participação de 12 briqueiros (as) que comercializaram com o Brique da Praça Abegair Damião; seis palestras; e mais de 50 apresentações artísticas de música, dança, trova e pajada, encerrando com o aguardado show de Mano Lima.

A secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli, agradeceu a todos os envolvidos na festividade. “A realização da 8ª edição do evento superou as expectativas em relação à quantidade de entidades culturais e sociais participantes, estruturas, quantidade de público, número de trovadores e pajadores e quantidade de porções de carreteiro servidas. Realizada a festa, fica a gratidão e a sensação de dever cumprido! A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e a comissão organizadora – a qual trabalhou quatro meses para o sucesso do maior evento popular de São Luiz – agradece a todos os envolvidos, os quais amam a nossa cultura, a nossa tradição e colaboram para o desenvolvimento do município!”, afirmou.  

A programação de domingo da Festa do Arroz Carreteiro está disponível no canal da TV Daqui, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=5q3VqDZbHv4. Confira mais fotos do evento na página do Facebook da Prefeitura de São Luiz Gonzaga – RS (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.730994635493720&type=3).    

 

COMISSÃO ORGANIZADORA – A Prefeitura Municipal parabeniza a atuação da comissão organizadora do evento, formada pela secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine dos Santos Panegalli; presidente da Câmara Municipal, vereadora Rose Grings; presidente do Conselho de Turismo, Carlos Sidnei Ferreira; presidente interino do Conselho de Cultura, Iuri Martins; rainha da 8ª Festa do Arroz Carreteiro, Sara Veron; equipe da Secretaria de Turismo e Cultura (Bryan Leal, Ana Carolina Ávila, Rômulo Carpenedo, Milton Fagundes, Jairo da Rosa e Irene Notarjacomo). A festa contou com o trabalho do pajador João Maciel, Márcio Greff, soberanas do município e secretarias municipais.

 

APOIADORES – A Prefeitura Municipal e a comissão organizadora agradecem o apoio do 4º RCB – Dragões do Rio Grande; 14º Batalhão de Polícia Militar; 2º Pelotão de Bombeiro Militar; Associação dos Subtenentes e Tenentes da BM (ASSTBM); Associação da Família Matos; Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini (APARP); Associação dos Municípios das Missões (AMM); Associação São-Luizense de Autores (ASAS); Associação São-Luizense de Músicos (ASMUS); Banda da Escola Municipal Coração de Jesus; Brique da Praça da Matriz Abegair Damião; Câmara Municipal; Casa Colonial; Casa da Sogra; Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande; CTG Galpão de Estância; Chopp In House; Chopptop; Comissão Expo São Luiz 2023; Coopatrigo; Copagril; Coral Canto Livre; DN Carlos Bastos do Prado; DETUR/Funmissões; Ervateira Rei Verde; EMEF Centenário; Farmácias São João; Irridrop; Jornal A Notícia; Jornal Missioneiro; Lojas Benoit; MB Farmácias; Me Fui de São Luiz; ONG Unidos para o Amanhã; Piquete Amigos Missioneiros; Piquete Belchor Portela; Piquete Cultivando a Tradição; Piquete do Caaró; Piquete Encontro dos Amigos; Piquete Entardecer do Pago; Piquete Galpão Missioneiro; Piquete João Maria; Piquete Pago Xucro; Piquete Ponteiros do Rio Grande; Piquete Querência de São Pedro; Piquete Querência do Bugio; Piquete Sargento Róis; Piquete Velho Casarão; Polisul; Ponto Certo; Rádio Missioneira; Rádio São Luiz; RBS TV; Rede Evangelística de Pastores (REPAS); Rotary Club; Sementes Giovelli; SENAC; Sicredi; soberanas do município de São Luiz Gonzaga; TV Daqui; Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul (UERGS) – Unidade de São Luiz Gonzaga; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de São Luiz Gonzaga; Viacom e Vibe Gastrobar.  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMTC 

Fotos: Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa